Terça, 24 de Maio de 2022
86 98114-0201
Polícia Piaui

Pane mecânica e mau estado de conservação foram as causas do acidente com ônibus escolar

A informação foi divulgada pela PRF nesta sexta-feira (22)

22/04/2022 16h19
Por: Redação Fonte: Piauíhoje
reprodução
reprodução

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou nesta sexta-feira (22) que as causas do acidente envolvendo um ônibus escolar foram mau estado de conservação do veículo e uma pane mecânica. O acidente aconteceu na quinta (21).

De acordo com a PRF, a Secretaria de cultura do São Gonçalo enviou a relação com os dados atualizados dos ocupantes de ônibus. Os ocupantes do ônibus totalizam 29 pessoas, com o motorista.

"A princípio, as causas do acidente foram pane mecânica e mau estado de conservação do ônibus escolar. Os PRFs constaram que uma das cuícas de freio estava isolada/bloqueada e que os 4 pneus traseiros do ônibus estavam sem condições de segurança, pois estavam lisos/carecas. Devido a esses fatores, somado ao fato de estar numa descida (declive), o ônibus não tinha condições para realizar a frenagem", informou a PRF.

O acidente foi uma colisão entre um ônibus escolar, um caminhão baú e uma caminhonete Hilux SW4 deixou pelo menos 12 pessoas feridas, incluindo crianças, na tarde dessa quinta-feira (21), na BR 135, em São Gonçalo do Gurgueia, no Sul do Piauí. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do ônibus descia a serra quando perdeu o controle, invadiu a faixa contrária e acabou colidindo de frente contra o caminhão e caminhonete que estavam parados. 

O ônibus escolar era ocupado por 29 pessoas, sendo 20 crianças que iriam para uma competição de Karatê no município de Corrente, além de seis mães/responsáveis e cinco colaboradores da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e  o motorista. A PRF informou que havia uma equipe realizando o controle do tráfego (pare e siga) para remover um caminhão acidentado no local dias antes. 

"Quando já se iniciava a liberação da circulação dos veículos, o ônibus escolar, que seguia descendo a serra e aparentemente sem freios, colidiu frontalmente com os demais veículos que estavam parados aguardando a liberação do fluxo (pare e siga)", informou a PRF.

No acidente, ficaram gravemente feridos o motorista do ônibus, um homem de 52 anos; um adulto e uma criança que estavam no ônibus. O motorista do caminhão de 52 anos também ficou gravemente ferido, além de dois idosos de 80 e 72 anos que estavam na Hilux. Outras cinco crianças e duas mulheres adultas tiveram ferimentos leves.

Ele1 - Criar site de notícias