Mais um passo será dado para a implantação da Parceria Público Privada da iluminação pública em Barras! Uma audiência pública será realizada no dia 20 de abril, às 9 horas, na Câmara Municipal do município. A audiência está sendo organizada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Ananias Filho.
As concessões de PPP são uma forma de melhorar esse serviço e com uma solução de longo prazo, avalia Ananias.
A PPP Cidades Inteligentes prevê também a instalação no município de miniusinas de energia solar fotovoltaica e telecomunicações.
“Teremos um investimento no curto prazo, de dois a três anos, modernizando toda a iluminação pública da cidade, e atendendo a demanda reprimida que existe nos municípios. Em seguida a gente entra em um regime de operação e manutenção no longo prazo”, diz a a Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços de Iluminação Pública (ABCIP).
.O tempo médio dos contratos é de 13 anos, mas a lei de concessão permite até 35 anos para este tipo de projeto.
Entre as vantagens desse modelo de concessão, está a expansão e modernização dos parques de iluminação, com efeitos na eficiência no consumo de energia. A associação calcula que a redução no consumo e na fatura de energia destinada a iluminação pública varia de 50% a 80% dependendo do parque instalado.
Mín. 23° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 33°
Sol e ChuvaMín. 23° Máx. 33°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.