Terça, 24 de Maio de 2022
86 98114-0201
É Notícia Parceria

Programa contra uso de drogas será desenvolvido nas escolas de Barras

As atividades serão desenvolvidas na escola com alunos do 5º ano do ensino fundamental

06/04/2022 08h37
Por: Pedro Henrique Fonte: Longah.com
Reprodução
Reprodução

A gestão do Prefeito Edilson Capote, através da Secretaria Municipal de Educação, formalizou na manhã de hoje, 05/04/22, parceria que visa levar às Escolas Municipais um importante programa de enfrentamento ao uso de drogas e a violência no meio infanto-juvenil. A parceria envolve de um lado a Coordenação Estadual do PROERD que é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da Polícia Militar do Piauí, do outro, a Secretaria Municipal de Educação.

A Coordenadora do PROERD, a Major PM Márcia explica que o programa é desenvolvido através de atividades com linguagens lúdicas com informações e orientações acerca dos riscos do uso indevido das drogas e os perigos decorrentes deste uso, tanto para a criança como para a família.

“Teremos um trabalho dirigido e desenvolvido por nossos mentores para preparar estas crianças para reagir no momento de uma abordagem e a oferta de droga. Reforçar para que estas crianças estejam preparadas a identificar riscos do primeiro uso, como também as questões relacionadas à violência”, emendou a Major Márcia.

Participaram da reunião, hoje pela manhã, na Sala dos Conselhos, a Coordenadora  Major PM, Sra. Márcia, o Cabo PM Ítalo, o Policial Militar Cleiton, o Secretário Municipal de Educação, Prof. Cláudio César, a representante do Ministério Público, Ayrla e as Coordenadoras da SEMED, Elenilda Machado, Marisa Barbosa e Rita Pereira.

"O Programa com seus instrutores, articulados com os professores das Escolas Municipais, irá desenvolver atividades dentro do ambiente escolar com alunos do 5º ano do ensino fundamental", explica a coordenadora.

 O PROERD é um programa que busca obter resultados a médio e longo prazo e já se vislumbram resultados na melhora do comportamento das crianças com valores como respeito por si e pelo próximo, onde eles se tornam agentes multiplicadores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRIANÇAS SERÃO CERTFICADAS

Ao final será realizado um evento onde todas as crianças participantes irão receber um certificado. Há ainda uma preocupação do programa com o envolvimento dos pais com a previsão da formação de turmas do currículo PROERD/PAIS.

O programa já despertou o interesse de estudantes Concludentes de Cursos em Centros Acadêmicos Superiores. “A expectativa é a melhor possível, estamos nos preparando para darmos total apoio com vistas ao pleno desempenho de nossos instrutores da Polícia Militar, como nossos professores também e não tenho dúvidas que os objetivos serão alcançados e aqui reitero nosso compromisso com a educação”, enfatizou, o Secretário Cláudio César, que no ato representou o Prefeito Edilson Capote.

As Coordenadoras Rita e Mariza falaram que na primeira gestão Capote 2013/2016 estiveram à frente do programa e constataram uma melhora no comportamento e na frequência dos alunos. “A presença do policial fardado aliada as atividades que serão efetuadas de maneira bem estratégica e incisiva, vai se criar com isso uma imagem de disciplina e respeito, como também, se estabelece uma cultura de paz, respeito e o não uso de drogas e da violência”, lembrou a Profa. Mariza Barbosa. 

 

 

Ele1 - Criar site de notícias