Domingo, 16 de Janeiro de 2022
86 98114-0201
É Notícia CHUVAS

Teresina e interior do Piauí podem ter fortes temporais nas próximas 24h

Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostra que os temporais devem vir acompanhados de rajadas de ventos de até 100 km/h

10/01/2022 07h24
Por: Redação Fonte: Meio Norte
reprodução
reprodução

O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deste domingo (9) mostra que fortes temporais devem ser registrados nas regiões Centro-Sul e Norte do Piauí, com rajadas de ventos de até 100 km/h

O relatório mostra que as chuvas podem registrar médias acima de 100 mm por dia em regiões mais críticas. Um vórtice ciclônico de altos níveis é o responsável pela instabilidade climática.

O chamado VCAN dispara a umidade do oceano para o interior do continente com um efeito giratório. 

"Hoje temos uma condição diferente no Piauí. Nós estamos com um vórtice ciclônico de altos níveis [VCAN], que está girando pelo Nordeste. É um sistema transiente e mais imprevisível nos efeitos. Ele está redistribuindo umidade pelo Nordeste. O VCAN tende a provocar temporais rápidos, onde as nuvens crescem rapidamente", explica Werton Costa, climatologista e professor da Universidade Federal do Piauí.

Temporais deixaram mais de 1.600 desabrigados em Teresina. Crédito: Semcom.Temporais deixaram mais de 1.600 desabrigados em Teresina. Crédito: Semcom.

O fenômeno climático pode provocar situações adversas.

"Isto está impulsionando os temporais no interior do Piauí, em um giro de sentido horário, levando a umidade do Atlântico para a região. Podem ocorrer muitos relâmpagos e, em condições mais raras, chuva de granizo. As células do vórtice estão eclodindo no entorno e Teresina, com muitas instabilidades principalmente do lado do Maranhão", alerta Werton Costa.

Vórtice age no entorno de Teresina. Crédito: Professor Werton Costa.Vórtice age no entorno de Teresina. Crédito: Professor Werton Costa.

Em Teresina já são mais de 1.600 desabrigados em 335 famílias. Em primeiro de janeiro de 2021, o chef de cozinha e psicólogo João Marcelo Santana de Freitas, de 36 anos, morreu afogado dentro de um veículo na zona Leste da capital.

Cidades como Floriano, ao Sul do Piauí, também registraram cheias. No Extremo-Sul do Estado, em Uruçuí, as chuvas intensas destruíram rodovias e ilharam comunidades. Já em Oeiras, Centro-Sul, também foram registradas comunidades alagadas. A maior parte do Piauí está em área de perigo e perigo potencial.

A maior parte do Piauí está na faixa de perigo e perigo potencial. Crédito: Professor Werton Costa.A maior parte do Piauí está na faixa de perigo e perigo potencial. Crédito: Professor Werton Costa.

Nível dos rios

nível dos rios Parnaíba e Poti estão fora da cota de alerta. A cota atual do Poti, aferida na estação Fazenda Cantinho, Zona Rural de Teresina, é de 4,38 m. Já a cota do Parnaíba é está em 5,45 m. O nível está inferior à cota de alerta de 5,50 m. Os valores foram medidos no sábado (8).

Rio Parnaíba aumentou o nível do leito, mas está fora da cota de alerta. Crédito: Raíssa Morais.Rio Parnaíba aumentou o nível do leito, mas está fora da cota de alerta. Crédito: Raíssa Morais.

A expectativa é que o volume do leito dos dois rios tenha reduzido no domingo (9).

Tópicos
Ele1 - Criar site de notícias