Domingo, 16 de Janeiro de 2022
86 98114-0201
Municípios Seca

Piauí decreta situação de emergência pela seca em 35 municípios

o decreto o Governo argumenta que a queda da safra agrícola registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

25/12/2021 17h43
Por: Redação Fonte: cidade verde
reprodução
reprodução

O Governo do Piauí decretou situação de emergência por conta da seca em 35 municípios. A decisão, publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) na última quinta-feira (23), já está em vigor e tem validade de seis meses.

No documento, assinado pelo governador Wellington Dias (PT) e pelo secretário de Governo, Osmar Júnior (PCdoB), considera-se a irregularidade das chuvas na região do semiárido piauiense, em especial nos territórios da Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, e Vales dos Rios Piauí e Itaueira.

Confira a lista de municípios:

  1. ACAUÃ
  2. ALAGOINHA
  3. ALEGRETE DO PIAUÍ
  4. AVELINO LOPES
  5. BELÉM DO PIAUÍ
  6. BONFIM DO PIAUÍ
  7. CALDEIRÃO GRANDE
  8. CAMPINAS
  9. CAPITÃO GERVÁSIO OLIVEIRA
  10. CARACOL
  11. CURIMATÁ
  12. FARTURA DO PIAUÍ
  13. FLORESTA DO PIAUÍ
  14. FRANCISCO SANTOS
  15. FRONTEIRAS
  16. GUARIBAS
  17. ITAINÓPOLIS
  18. JÚLIO BORGES
  19. JUREMA DO PIAUÍ
  20. LAGOA DO BARRO
  21. MARCOLÂNDIA
  22. MASSAPÊ DO PIAUÍ
  23. MONSENHOR HIPÓLITO
  24. MORRO CABEÇA NO TEMPO
  25. PADRE MARCOS
  26. PIO IX
  27. QUEIMADA NOVA
  28. SANTANA DO PI
  29. SANTO INÁCIO
  30. SÃO BRAZ DO PIAUÍ
  31. SÃO JULIÃO
  32. SÃO LOURENÇO
  33. VÁRZEA BRANCA
  34. WALL FERRAZ
  35. SÃO FRANCISCO DE ASSIS

o decreto o Governo argumenta que a queda da safra agrícola registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), principalmente nas cidades em situação de emergência, decorre da  “irregularidade na distribuição pluviométrica” observada nos últimos anos como atestam dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Outra informação pontuada no decreto é o monitoramento da Agência Nacional de Águas (ANA), que coloca parte do território piauiense classificado em situação de seca grave e moderada, situação constatada pela atual condição dos principais reservatórios de águas dos municípios, que já registram inclusive escassez em poços artesianos. 

Como as prefeituras de municípios informaram à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí a situação de colapso de atendimento às suas comunidades, inclusive nas zonas Urbanas, o decreto aciona todos os órgãos e entidades da administração pública e os vinculados ao sistema de Defesa Civil do Estado, para a adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade.

Ele1 - Criar site de notícias