Domingo, 16 de Janeiro de 2022
86 98114-0201
Eventos FESTEHEJOS

BARRAS-PI/Tradição da Caminhada do Mastro começa pela localidade Tocas

Nas paradasodurante p traslado acontecem reflexões sobre a vida de Jesus e Maria,

27/11/2021 08h22
Por: Redação Fonte: Longan.com
reprodução
reprodução

No dia 28 de novembro, o levantamento do mastro no final da tarde marca oficialmente a abertura dos festejos de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade de Barras. Para chegar o grande momento, que é esperado pro toda a comunidade católica barrense, o mastro passa por um longo caminho, cujo percurso é acompanhado pela população e já virou tradição religiosa.

No dia 28, às 5 horas da manhã, o mastro que já foi escolhido e retirado da natureza pela população da comunidade, sai da comunidade Tocas, distante 18km, passando pela Formosa, Três Caminhos, Sete de Setembro até chegar na zona urbana. 

"Na localidade Tocas, haverá uma celebração antes da sa[ida", informa o professor Gilson Lages, que é coordenador da atividade do envio do mastro.

 

O Mastro é um tronco de árvore que é preparado meses antes da Caminha da do Mastro que acontece sempre na noite do dia 27 de novembro, encerrando na manhã do dia 28/11 na igreja de Santa Luzia e São José Operário no bairro Boa Vista. 

No decorrer da caminhada penitencial dos Mastros, acontecem várias nas comunidades citadas, onde, nestas paradas acontecem reflexões sobre a vida de Jesus e Maria, onde é ofertado para as pessoas que conduziram os mastros e os demais peregrinos, refeições, lanches.

Ao chegar à cidade é rezado o oficio de Nossa Senhora e em seguida o cortejo seguiu para a Paróquia de Santa Luzia, onde o Mastro que vai ser usado na procissão de abertura do festejo da Imaculada Conceição é ornamentado e o que será usado no Tríduo de Santa Luzia fica na sua paróquia.

A programação se estende até às 17h, onde acontece na paróquia de Santa Luzia e São José Operário a Missa Solene de Abertura da Festa de nossa Excelsa Padroeira N. Sra. da Conceição, logo após, acontece a Procissão de abertura culminando na igreja matriz, com o levantamento do mastro, queima de fogos e a bênção final.

No dia 28, Barras amanhece com alvorada pelas ruas da cidade. Às 17 horas a solenidade de levante do mastro e celebração na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição. Momento que reúne milhares de pessoas.

A coordenação de todo evento aos cuidados do Padre Alan Kardeck, que se dedica há tempos para que tudo ocorra dentro do planejado.  Neste ano, tem a parceria da Prefeitura de Barras.

 

Notícia relacionada:

Confira a programação completa dos festejos de Nossa Senhora da Conceição

Confira a lista das atrações culturais dos festejos de Barras

Ele1 - Criar site de notícias