Domingo, 19 de Setembro de 2021
86 98114-0201
Geral Educação

Secretário de Educação acompanha aplicação de Prova SAEPI em Barras

teste de fluência busca aferir a fluência em leitura do código alfabético

26/08/2021 18h44 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Ascom Barras Piauí
reprodução
reprodução

O Secretário Municipal de Educação, Prof. Cláudio César dos Santos e Silva, acompanhado pela Coordenadora Geral de Educação da SEMED, Profa. Elenilda Machado, vem cumprindo uma extensa agenda de visitas as escolas do município, com o intuito de acompanhar de perto as aplicações das provas SAEPI, que visam aferir a qualidade do ensino público de Barras em tempos de pandemia.

Concomitantemente, acontece a aplicação de avaliação para alunos do 2º ano, desta feita com o fito de aferir a fluência em leitura. Hoje, 25/08/2021, o secretario visitou a Escola Municipal Luís Pires Correia, na localidade Formosa. Ainda cumprindo agenda de visitas, a equipe do secretário concluiu com visita a Escola Municipal Nemésio Marques Lages, na localidade Barro Preto.

O teste de fluência busca aferir a fluência em leitura do código alfabético da Língua Portuguesa, na variante brasileira, dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual e, por adesão, da rede municipal.

Isso significa avaliar o processo de alfabetização através da velocidade, precisão e clareza na leitura e entonação das palavras e textos lidos, entendendo que a fluidez no ato de decodificar palavras e símbolos sinaliza uma melhor compreensão do texto e da internalização de seu conteúdo.

“Continuamos firmes no nosso propósito de recuperar o tempo perdido e avançarmos com vistas a uma educação de qualidade melhor, enfatizo sempre que nosso compromisso e com a educação”, concluiu Cláudio César.

Ele1 - Criar site de notícias