Domingo, 19 de Setembro de 2021
86 98114-0201
Destaques Criança Feliz

BARRAS/Programa social 'Criança Feliz' é destaque no município

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas na primeira infância das crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social em Barras PI, o Criança Feliz realizou, neste ano, os atendimentos de forma remota as famílias cadastradas no programa, os dados são da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) em Barras PI.

26/08/2021 08h32
Por: Redação Fonte: ibarras24h
reprodução
reprodução

Barras PI  - O programa Criança Feliz em Barras PI tem sido destaque entre os programas sociais no município. A Secretária de Assistência social em Barras PI Edneida Fortes tem comemorado os objetivos atingidos e as metas alcançadas. 

Edneida Fortes disse a  nossa reportagem  " Estamos ansiosos para que nossas equipes possam fazer as visitas presenciais e acompanhar de perto nossas crianças e gestantes". Destacou 

CRIANÇA FELIZ 

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas na primeira infância das crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social em Barras PI, o Criança Feliz realizou, neste ano, os atendimentos de forma remota as famílias cadastradas no programa, os dados são da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) em Barras PI.

Criado em 2016

Criado em 2016, o programa tem como diretriz promover o crescimento integral de crianças de zero a três anos de idade através do apoio e acompanhamento das famílias inseridas nos seguintes critérios: gestantes, beneficiários do programa Bolsa Família e do Beneficio de Prestação Continuada (BPC) e crianças de até 03 anos em serviços de acolhimento. 

Em Barras PI, o Criança Feliz ainda contempla as ações integradas com os serviços de Proteção e Atendimento Integral a Família, o PAIF, ofertados por 03 unidades do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e possui a SEMAS através da supervisão de Juliana  Araújo e equipe que executa os recursos e operacionaliza as atividades sob supervisão do município.

Quem deu destaque ao Programa Criança Feliz em Barras PI foi a  supervisora do “Criança Feliz” na Semas em Barras PI , Juliana Araújo , que nos explicou como os profissionais que executam o programa foram capacitados no método específico do “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC) do Ministério da Cidadania do Governo Federal e por conta da Pandemia não estão realizando visitas domiciliares para a aplicação de atividades que incentivam o desenvolvimento infantil, levando em consideração o contexto familiar, mas sim de modo remoto ou dentro dos protocolos sanitários da OMS e Vigilância sanitária em Barras PI.

Atendimentos Remotos

Durante o período de Pandemia, os atendimentos foram realizados por meio de ligação telefônica, envio de vídeos com atividades, além de orientação sobre cuidados com saúde para a prevenção da Covid-19.

“Desde o ano em que o município de Barras PI fez a adesão ao programa nós tivemos diversos avanços. Apesar de não ser obrigatório, nós optamos por visitadores que possuem qualificação adequada para realização dos atendimentos. A gente fez ainda a integração das ações do programa com os CRAS que abrange os bairros para alcançar de forma rápida e eficaz o público. 

Pandemia 

No contexto da Pandemia, foi necessário desenvolver uma nova estratégia de operacionalização do programa por meio do formato remoto para que as famílias não tivessem os seus atendimentos interrompidos”, disse a coordenadora  

Juliana Araújo explicou que o município vem sendo modelo de execução das atividades e metas previstas pelo programa no Estado .

“A articulação do programa Criança Feliz com as equipes de Proteção e Atendimento Integral à Família, o PAIF, nos CRAS em Barras PI vem sendo um modelo de execução no país. É o acompanhamento integral das gestantes e crianças, dando esse reforço ao desenvolvimento da primeira infância”, afirmou a supervisora

Segundo semestre

Para o segundo semestre de 2021, Juliana Araújo  conta que a meta é continuar avançando na política da assistência social do município. “O programa segue esse modelo previsto pela política de assistência social em Barras PI e aguardando voltar a normalidade presencial.

Cada CRAS vai permanecer tendo como meta acompanhar o público das famílias do programa e contando com 10 visitadores que fazem o apoio e as visitas domiciliares ou remotas”, finalizou.

Em Barras PI 

Em Barras PI, os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) contemplados com o Programa Criança Feliz são: Centro, bairro São Cristóvão e bairro Santinho.

Ele1 - Criar site de notícias