Sexta, 23 de Julho de 2021
86 98114-0201
Destaques Redução de mortes

Pelo segundo dia, Piauí tem a maior redução de mortes por Covid do País

Também pelo segundo dia consecutivo, a cidade de Teresina não registrou morte de pacientes em decorrência da Covid-19

08/07/2021 09h41
Por: Helen Mayra Rodrigues Fonte: cidadeverde.com
ilustrativa
ilustrativa

O estado do Piauí apresentou pelo segundo dia consecutivo o maior percentual de queda na média móvel de óbito por Covid-19 entre os estados brasileiros, de acordo com o balanço do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde, divulgados nos dias 06 e 07 de julho.  A queda nos dados acontece em comparativo com os últimos 14 dias. Na quarta (7), o Piauí registrou redução de 68% na média móvel. Na terça (06), a redução ficou em 54%. 

Também pelo segundo dia consecutivo, a cidade de Teresina não registrou morte de pacientes em decorrência da Covid-19, segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), divulgado todos os dias, desde o início da pandemia, ao final do dia.

“O Piauí foi destaque nacionalmente como o estado que mais teve redução nos óbitos por Covid-19 em todo o país. Isso é resultado de muito esforço do Governo do Estado para acelerar a vacinação. Já são quase 400 mil piauienses completamente imunizados contra a doença. Mas devemos ainda manter os cuidados para podermos vencer esta guerra contra o vírus”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Sesapi 

O boletim da Sesapi de ontem (07) confirmou mais 447 casos e cinco óbitos por Covid-19. Desses, 240 são mulheres e 207 são homens, com idades de um a 96 anos. Três mulheres e dois homens não resistiram e faleceram em decorrência das complicações da doença. As cidades com registro de morte foram Canto do Buriti, União, Demerval Lobão, Floriano e Luzilândia. 

Desde o início da pandemia, o estado já registra 300.309 casos da doença em todos os municípios piauienses. “Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 6.676 e foram registrados em 222 municípios”, diz o boletim. 

A média de morte diária, segundo o Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem apresentando uma tendência de queda de -46%. O estado vem registrando oito óbitos por dia e 512 casos, que também está com tendência de queda de -34%. Os dados do painel levam em conta os números dos últimos sete dias.

“Essa queda, da média diária de óbitos, é reflexo da vacinação e das medidas de isolamento adotadas nos decretos, que foram essenciais para evitar a disseminação do vírus no Piauí. Porém, não é o momento de baixar a guarda, pois infelizmente ainda estamos em situação de alerta”, lembra a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa


“Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 520 ocupados, sendo 290 leitos clínicos, 218 UTIs e 12 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 19.923 até o dia sete de julho de 2021”. 

Cuidados

O Governo do Estado reforça que a vacinação é essencial para prevenir casos graves da doença. A orientação é tomar a vacina assim que o imunizante estiver disponível para a faixa etária ou grupo prioritário, sem ocorrer distinção de marca. Mesmo com a vacina, é necessário continuar com os cuidados preventivos de não gerar aglomeração de pessoas, continuar com o uso correto da máscara fácil e permanecer com a higienização das mãos. 

O quantitativo de amostras recebidas pelo Lacen para a realização do exame de RT/PCR também apresentou uma queda. No mês de abril era feita, diariamente, uma média de 1.303 testes, em maio passou para 1.260 e em junho e inicio de julho a média diária é de 647 testes.

“O Lacen, no último mês, observou uma diminuição no número de amostras enviadas pelos municípios para análise, em comparação aos dois meses anteriores. Entretanto temos que alertar à população que, queda do movimento, não reflete, necessariamente, a da positividade, que ainda está alta, mesmo com a diminuição do número de casos”, lembra a diretora do Lacen, Walterlene de Carvalho.

O estado vem avançando na vacinação. No total, 1.098.459 piauienses vacinados com a primeira dose e 378.969 completamente imunizados contra a Covid-19, seja porque tomou as duas doses ou porque recebeu o imunizante que só necessita de uma aplicação para completar o esquema vacinal.

Ele1 - Criar site de notícias