Terça, 19 de Outubro de 2021
86 98114-0201
Política Nacional Eleições 2022

Aprovada urgência para PEC que institui voto distrital no próximo ano

Deputado federal Fábio Abreu confirmou a informação ao portal na noite de quarta-feira (9)

09/06/2021 22h48
Por: Redação Fonte: Meio Norte
reprodução
reprodução

O deputado federal Fábio Abreu (PL) informou que foi aprovado requerimento de urgência para a PEC 125, de 2011, que trata da reforma política e pode alterar regras eleitorais já para as eleições do próximo ano. Entre as mudanças está a adoção do voto distrital, em que os eleitores escolhem os candidatos que disputam naquele distrito.  

COMISSÃO INSTALADA

A Câmara dos Deputados instalou no dia 4 de maio uma comissão especial que discute a reforma política. Essa comissão debate, por exemplo,  a adoção do modelo de “distritão” nas eleições de deputados, que favorece a pulverização partidária. No distritão, os deputados mais votados em cada Estado ganham as vagas, independentemente do desempenho das siglas, o que exige uma estrutura menor para as candidaturas.

MUDANÇA

A criação da comissão foi possível porque a PEC 125 já teve sua admissibilidade aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Ela é de autoria de Carlos Sampaio (PSDB-SP). Na comissão o objetivo é aprovar um substitutivo mais ao gosto dos partidos menores, alterando a proposta inicial. 

Ele1 - Criar site de notícias