Quinta, 24 de Junho de 2021
86 98114-0201
Municípios Pescado

Prefeito Capote comemora a implantação de fábrica de pescado em Barras, que vai processar 2 toneladas de peixes por dia

Esta será a segunda UBPP prevista para ser estalada no Piauí. A primeira UBPP foi instalada no território Entre Rios no município de Demerval Lobão este ano.

06/05/2021 19h19 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Ascom Barras Piauí e Longah.com
reprodução
reprodução

O prefeito de Barras Edilson Capote está comemorando uma grande notícia. Vai ser sediada no município a Unidade Básica de Produção de Pescado (UBPP), que atenderá todos as cidades da região dos Cocais. “É uma grande vitória para a Prefeitura de Barras, já que todas as cidades da abrangência do projeto estavam concorrendo”, anuncia o prefeito.

Ele explica que a indústria de pescado tem capacidade de processar 2 toneladas de peixe por dia e vai contar com todo o suporte necessário para atender os produtores como equipamentos e veículos. “A UBPP vai estimular a renda para o município e gerar vagas de trabalho, além de incrementar a piscicultura em toda a região dos Cocais”, explica Edilson Capote.

A UBPP é uma obra da Câmara Setorial da Piscicultura do governo do Estado que vai construir a unidade e repassar para a Pesca. A cooperativa piauiense de pescadores, Pescoo é quem vai administrar a unidade.

Na segunda-feira, o presidente da Câmara Setorial, Luís do Peixe, estará em Barras para uma reunião com o prefeito Edilson Capote!

A gestão municipal está incentivando a produção de peixes no municípios através de capacitação e linhas de crédito

A Prefeitura de Barras vai enviar para aprovação da Câmara de Vereadores a solicitação de aquisição do terreno para a construção da UBPP. É necessária urgência na aquisição do terreno porque teremos que dar entrada nas licenças ambientais para a instalação da fábrica, pontuou Geraldo Veras, que já fez visita técnica no local onde será implantada nas proximidades do Matadouro Estadual de Barras, que deve ser ativado através de emenda parlamentar do deputado estadual Georgiano Neto.

Técnicos da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF) estiveram em Barras, no mês de março, para avaliar o local provável de instalação da UBB. A vereadora Jovelina Furtado e o técnico Geraldo Veras acompanharam a equipe.

“Além da Secretaria de Agricultura Municipal, que se empenhou para que esta unidade se implantasse em Barras, o empenho do Júnior Olimpinho, que é vice presidente da Câmara Setorial da Piscicultura, foi relevante para essa vitória”, frisa Geraldo.

Geraldo Veras e Jovelina Furtado acompanharam técnicos da SAF ao local de implantação da UBPP

UBPP da região dos Cocais será a segunda do Piauí

Esta será a segunda UBPP prevista para ser estalada no Piauí. A primeira UBPP foi instalada no território Entre Rios no município de Demerval Lobão este ano.

“As UBPP são demanda dos piscicultores, solicitadas em anos anteriores e elas tem capacidade de processamento de 2 toneladas por dia. Nelas os peixes são lavados em água clorada, eviscerados e também podem ser filetados ou feitos em postas. As UBPPs possibilitaram agregar valor ao produto do piscicultor, além de permitir a introdução do peixe produzido em mercados não antes possíveis como as grandes redes de supermercados, restaurantes, merenda escolar entre outros mercados ” destacou Luciano Brito,  Diretor da Agricultura Família do SDR.

Ele1 - Criar site de notícias